terça-feira, 7 de julho de 2009

Pra começar...a lição que a Educação Infantil tem a ensinar às professoras e aos professores de todos os níveis de ensino



É com grande alegria que assumo a responsabilidade de escrever no Gazeta Veranense, jornal de grande parceria da comunidade que a quase um ano estou participando. Mais ainda porque esta coluna irá falar primordialmente da Educação, tema que movimenta o meu ser já faz alguns anos.
Em meu dia-a-dia, no meu trabalho de formação de professores e na minha própria formação, tenho como preocupação uma discussão contemporânea da Educação Básica – e tenho as aula da Educação Infantil (suas formas de convívio, seus procedimentos de aprendizado e de avaliação) como paradigma a seguir.
A educação objetiva-se hoje em provocar nos seus educandos a criticidade e a capacidade autônoma de resolver e pensar os problemas que circulam no seu meio social, mas é preciso se atualizar se verdadeiramente for desejo proporcionar uma educação que atenda os desafios do século.
Hoje as relações sociais são complexas, transitórias e é duvidoso o futuro da sociedade e do meio ambiente. Porém, meus últimos dez anos de experiência me mostram que é na Educação Infantil – no começo de tudo – que está as melhores e maiores possibilidades de uma educação para o progresso. Se pensarmos um pouco, a Educação Infantil reúne a possibilidade do diálogo e do confronto, da cooperação e ao mesmo tempo, espaço para a discordância, de descoberta e aprendizado coletivo, e especialmente, espaço em que cada um é percebido e respeitado como ser ímpar, feito de singularidades e especificidades. Na Educação Infantil ninguém precisa estudar para uma prova final, o aprendizado acontece porque num objetivo comum, a rede de conhecimento será ampliada simplesmente para uma transformação pessoal.
Seria necessária várias páginas para falar de como devemos prestar mais atenção na Educação Infantil, porém, meu convite neste momento a todos, professores, colaboradores da sociedade, pais, alunos, gestores públicos é simplesmente de que retomem em sua memória as marcas mais positivas de seu processo escolar, e percebam o quanto a Educação Infantil tem para nos ensinar.


Paulo Sergio Fochi

Texto publicado no Jornal Gazeta Veranense, dia 03 de julho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário